Pax união
virtexXX
Bio Center
RECONHECIMENTO

CRAS 1 ganhador do prêmio 'MARCAS ESSENCIAIS 2021' na categoria 'Melhor Atendimento em Órgão Público'

Em Oeiras existem dois CRAS e todos estão em pleno funcionamento durante essa pandemia.

16/12/2021 18h47
Por: Da Redação

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é uma unidade pública da Assistência Social que oferece atendimentos individualizados e em grupos a indivíduos e famílias e tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios.

Em Oeiras existem dois CRAS e todos estão em pleno funcionamento durante essa pandemia. Os dois desenvolvem atividades de promoção social para todas as idades: criança, adolescentes, idosos, jovens e adultos que contribuem para seu desenvolvimento e saída da situação de risco social.

Atualmente o CRAS 1 acompanha 1.080 famílias pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e possui 17 grupos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) distribuídos na zona urbana e em 08 localidades da zona rural do território de abrangência.

Dentro os projetos desenvolvidos pelo CRAS 1, destaca-se a Horta Comunitária, onde as famílias acompanhadas realizam o plantio de hortaliças e todo o lucro das vendas é revertido integralmente para estas famílias. Segundo o senhor Francisco Carlos, usuário e participante deste Projeto, “O CRAS e a horta comunitária é uma coisa boa na vida da gente. Quando precisamos de alguma coisa, a equipe do CRAS tem um bom atendimento. As assistentes sociais atendem bem. Quando a gente quer comer um cheiro verde, pegamos na horta e também vendemos. A minha única renda hoje é da plantação que fazemos na horta comunitária que ajuda a gente e outras famílias carentes”.

Para a Secretária Vanessa Reinaldo, assegurar direitos e promover cidadania tem sido o foco do trabalho da Assistência Social, segundo ela: “De 2017 pra cá já percorremos um longo caminho de melhorias na área da Assistência Social do município de Oeiras. Garantimos melhor estrutura para funcionamento de todos os dispositivos vinculados a Secretaria, por que entendemos que para prestar um bom atendimento aos usuários, antes de tudo precisamos garantir condições de trabalho para nossos profissionais. Os anos de 2020 e 2021 foram desafiadores para todos os setores, para área social não foi diferente, a pandemia do novo coronavírus aumentou a necessidade de auxílio para famílias em situação de vulnerabilidade social, e diante disso enquanto Secretaria de Assistência Social buscamos estratégias de chegar cada vez mais perto e atender as necessidades das famílias oeirense, lançamos dois grandes projetos: O prato do dia (com a distribuição semanal de sopa nos bairros da cidade) e o Vale Gás Social (oferta de recarga de gás). Reconhecemos que muita coisa ainda precisa melhorar para ficar como Oeiras merece e nós desejamos, mas nos deixa feliz saber que a sociedade reconhece o nosso esforço em fazer da nossa cidade um lugar cada vez melhor para se viver.”

A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social, Raimunda Pessoa, destaca que “diariamente a equipe do CRAS 1 busca atender nossos usuários de forma acolhedora, ouvindo e buscando identificar suas necessidades e anseios. Sermos lembrados pelos oeirenses que nos escolheram através de livre indicação como MARCA ESSENCIAL 2021 para nossa cidade na categoria MELHOR ATENDIMENTO EM ÓRGÃO PÚBLICO, muito nos orgulha e comprova que estamos no caminho certo, fazendo o nosso trabalho em prol dos mais vulneráveis em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. ”

Além da premiação do Centro na categoria “Melhor atendimento em órgão público”, também foram escolhidos por livre indicação da população oeirense dois profissionais que compõe a equipe do CRAS 1, a Hérica Melo na categoria PSICÓLOGA e o Emerson Valério na categoria ASSISTENTE SOCIAL. “Sou grata a população oeirense por me presentear como psicóloga do prêmio Marca Essenciais 2021. Depois de 06 anos prestando serviços no município de Oeiras, só tenho a agradecer o acolhimento, o carinho e o reconhecimento de cada pessoa que votou em mim. Obrigada a todos e espero sempre poder contribuir com meu trabalho” – Hérica Melo, psicóloga do CRAS 1. “Recebo com gratidão esta expressão popular ao me eleger Marca Essencial 2021, do portal Mural da Vila, na categoria Assistente Social. Estou iniciando agora a minha jornada nesta categoria, mas sempre com o sentimento que já existe a muito tempo em mim, fazer pelo próximo o melhor que eu posso! Muito obrigada Oeiras, estamos juntos na caminhada! ” – Emerson Valério, Assistente Social do CRAS 1.

Dentro dos CRAS também temos a equipe que compõem o Cadastro Único que reúne diversas informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Esses dados são usados pelos governos Federal, Estaduais e Municipais para implementar políticas que ajudem essas famílias.

No município de Oeiras, havia 5.891 famílias beneficiadas do Bolsa Família no mês de Outubro 2021. Sendo 16 322 indivíduos diretamente beneficiadas pelo Programa, esse número de usuários beneficiados equivale a aproximadamente 43% da população total do nosso município de Oeiras. “Todo esse trabalho é atribuído a uma gestão de qualidade, equipe capacitada e comprometida em sempre fazer e atender bem o próximo, fluindo excelentes resultados” – atribui Valquíria Regina, coordenadora do programa Cadastro Único/ Bolsa Família, futuro Auxílio Brasil – PAB.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias