virtexXX
Pax união
Bio Center
ALERTA

Pela 1ª vez, Piauí atinge alerta vermelho para chuvas intensas

Instituto diz que o alerta vermelho é para uma faixa pequena do Piauí que faz fronteira com Maranhão

03/01/2022 11h42
Por: Da Redação
Fonte: Meio Norte

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) colocou o Piauí em alerta vermelho para chuvas entre 30 e 60 mm/h e 100 mm por dia, com ventos intensos, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas

 Segundo o meteorologista Werton Costa, pela primeira vez, o Piauí atinge alerta vermelho para chuvas intensas. Confrome o especialista, é um mapa de alerta de chuvas intensas que vão atingir os estados do Maranhão e Pará e uma pequena parte do Piauí, que faz fronteiras com o Maranhão. “O restante do Piauí está em alerta laranja”, disse, enfatizando que o alerta do INMET é para prevenir as autoridades e a população para o risco.

 

Werton Costa disse que o período chuvoso no Piauí começou forte e que em algumas cidades já atingiram a meta de chuvas, receberam grande volume. “Janeiro é caracterizado como um mês chuvoso”, disse que neste período ocorrerão veranicos, o que é comum neste período, mas nada que venha comprometer a safra agrícola.

 

 

Rio Parnaíba segue na cota de atenção em Teresina

 Na manhã desta segunda-feira, 03 de janeiro, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) divulgou um boletim onde informa que em Floriano, no Sul do Piauí, a cota atual do rio Parnaíba é de 7,10m, portando ainda acima da cota de alerta definida em 6,80m, sendo previsto que o nível continue em pequena redução para valores em torno de 7,02 m nas próximas 8h.  

 

Ainda segundo o boletim, a cota de inundação é definida em 8,98m, indicando que, no momento, não há risco imediato de inundação, mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.

 

Teresina e Timon

 Em Teresina e Timon, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,23m (43 cm acima da cota de atenção de 4,80m), sendo prevista uma estabilização do nível em torno da cota de 5,19m nas próximas 8h, continuando abaixo da cota de alerta (5,50 m).

 

 

Rio Poti

 Tendo em vista os ainda relativamente baixos valores acumulados de precipitação na porção mais ao norte da bacia, os rios Poti em Teresina, Marataoan em Barras e Longá em Esperantina apresentam-se em condições normais que serão mantidas nas próximas horas.

 

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho, zona rural de Teresina, é de 4,95 m, devendo começar processo de recessão para valores da ordem de 4,77 m nas próximas 10 horas, e mantendo-se abaixo da cota de atenção (8,0 m). Em Barras, o nível do rio Marataoan observado no momento é de 2,67 m, valor que deve se elevar para valores próximos a 2,70 m nas próximas 8h, mas ainda em situação de normalidade. Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 3,18 m, devendo ter uma pequena elevação no nível para valores em torno de 3,22 m nas próximas 8 horas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias