virtexXX
Bio Center
Pax união
História

Instituto Histórico de Oeiras comemora 50 anos de fundação

Instituto e responsável por zelar pelas tradições e história de Oeiras.

07/01/2022 19h28
Por: Da Redação

O Instituto Histórico de Oeiras, casa cultural de escopo privado que tem como objetivo primordial zelar pelas tradições e preservar o patrimônio histórico da terra mafrensina,  iniciou em 06-01-2022 as comemorações alusivas  ao seu jubileu de ouro (50 anos), com  missa em ação de graças  realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, sendo presidida pelo Pe. Benedito Silva, com mensagem de agradecimento proferida pela Profa. Rita de Cássia Neiva S. Gama.

O Instituto Histórico de Oeiras foi criado em 06-01-1972 pelo afã de um aguçado patriotismo de intelectuais arautos da preservação das tradições do solo oeirense, dentre eles: Da Costa  Machado, Possidônio Queiroz, José  Expedito Rêgo, Dagoberto Carvalho Jr, Eva Feitosa, Maria do Espírito Santo Rego, Alina Ferraz, Rita Campos...

Desde a sua fundação até os dias atuais, esse valoroso sodalício permanece ativo com a defesa do patrimônio histórico da capital mochina.

A sessão solene aconteceu na Biblioteca Municipal Escritor José Expedito Rêgo, tendo como cerimonislista a confreira Profa. Teresa Cristina Araújo, contou com a brilhante participação  do Grupo de Bandolins Rosário Lemos, da Escola Municipal Lourenço Castelo Branco, e discurso das seguintes autoridades:   Presidente do IHO, Ilma. Profa. Inácia Rodrigues Ferreira; do Secretário Municipal de Cultura, Prof. Stefano Ferreira e do Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, Pe. Possidônio Barbosa.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: presidente da OAB Subseção de Oeiras, Dr. Fidelman Fontes; presidente do Conselho Municipal de Cultura, Dr. Herbert Vinícius; presidente da CDL, Cleyton Andrade; presidente da União Artística, senhor Jerônimo Ribeiro; Venerável da Loja Maçônica de Oeiras, Luís do Ciata; presidente da Confraria Eça-Dagobertiana, professora Teresa Cristina Araújo.

A  palestra sobre a história do Instituto Histórico  foi realizada pela historiadora  e Profa. Maria do Socorro Barbosa Barros.

No ensejo, também foi entregue aos confrades   Profa. Amália do Espírito Santo e ao Sr. Anchiêta  Clementino Ramos Santos, o certificado de sócio emérito,  na oportunidade representados respectivamente pelas sócias efetivas Amada de Cássia Campos, Conceição Neiva e Rita de Cássia Gama.

Houve também a entrega de bótons aos sócios efetivos, autoridades e  convidados.

O término do evento consolidou-se com coquetel e corte de bolo.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias