virtexXX
Pax união
Bio Center
Humor de luto

Morre em hospital público de SP, o humorista Batoré, aos 61 anos, vítima de câncer

Ele estava internado na Unidade de Pronto Atendimento de Pirituba, zona oeste de São Paulo.

10/01/2022 20h27Atualizado há 2 semanas
Por: Da Redação
Fonte: Notícias da TV

O humorista Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré, morreu nesta segunda-feira (10), aos 61 anos. O artista enfrentava um câncer e fez carreira com o personagem no humorístico A Praça é Nossa, exibido semanalmente pelo SBT. 

"A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lamenta informar que o paciente Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré, faleceu nesta segunda-feira (10) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pirituba [zona norte de SP]. Os devidos esclarecimentos médicos foram repassados à família", informou a administração municipal.

Em entrevista ao Domingo Espetacular, realizada em 2020, Ivanildo explicou a origem do nome Batoré, seu principal personagem: "Era viciado em ler gibis. Então, peguei o 'Ba' de Batman, 'To' do Thor e 'Ré' de 'rédiculo', aí ficou Batoré. Depois de três anos e meio, quando o personagem estava estourado, aí fui me lembrar que batoré é a forma como chamamos os baixinhos no Nordeste".

Na década de 1990, o personagem conquistou êxito durante a participação no programa comandado por Carlos Alberto de Nóbrega. Em 2003, Nogueira foi demitido da atração e ficou sem falar com o apresentador durante 15 anos.

Neste período, Nogueira seguiu como humorista e também atuou na novela Velho Chico (2016), como o personagem delegado Queiroz. Em 2019, o comediante retornou a atração do SBT.

No ano passado, Nogueira foi processado por Antonia Fontenelle. A apresentadora pediu uma indenização de R$ 110 mil por danos morais, uma retratação pública e a exclusão de um vídeo no qual era xingada de "rapariga" e ameaçada de agressão física pelo humorista.

Ao longo da sua trajetória, o artista também esteve presente na política. Ele foi vereador de Mauá, na Grande São Paulo, pelo Partido Progressistas.

O SBT divulgou, no início da noite desta segunda, uma nota de pesar em que lembrava as origens do humorista, que queria ser jogador de futebol e acabou na TV como figurante de A Praça É Nossa antes de conquistar um espaço no programa com seu personagem mais famoso. Confira:

"É com profundo pesar que o SBT lamenta o falecimento de Ivan Gomes, o Batoré, nesta segunda-feira (10), em decorrência de complicações causadas por um câncer. Ele estava internado na Unidade de Pronto Atendimento de Pirituba, zona oeste de São Paulo.

Pernambucano da cidade de Serra Talhada, Ivan sonhava em ser jogador de futebol, mas a veia cômica falou mais alto e, com o talento nato, fazia sucesso em pequenas apresentações na cidade de São Paulo.

A oportunidade na televisão veio com um número criado por ele: Gol em Câmera Lenta, que apresentou nos programas Viva a Noite e Show de Calouros. Logo, encontrou uma oportunidade para fazer figuração em A Praça É Nossa, no final dos anos 1980, como o garçom do bar lateral que compunha o cenário do humorístico.

Em 1993, mostrou para Carlos Alberto de Nóbrega um personagem criado por ele, o Batoré, um singelo e pacato sertanejo que contava causos de sua vida em São Paulo, com sua peculiar camisa florida, o tênis azul e cabelos bem penteados. O bordão 'ah para, ô' exaltava o momento mais divertido de suas histórias.

O sucesso veio a partir das primeiras aparições, e quase 30 anos depois, continuava em alta fazendo shows e participações em todo o país. O personagem também gravou um disco com a música-tema, Você Pensa que É Bonito Ser Feio?

Como ator, Ivan também esteve na primeira temporada de Cine Holliúdy e na novela Velho Chico, ambas da TV Globo, fez humorísticos na Record e participou da série Os Exterminadores do Além, ao lado de Danilo Gentili, veiculado pelo SBT em 2021, tendo sido este seu último trabalho na TV.

O SBT se solidariza com a família de Ivan, que deixa os filhos Ivann e Alexandra, com todo o público que sempre aplaudiu Batoré, e com seus colegas e amigos de A Praça É Nossa, e pede a Deus que os conforte neste momento difícil."

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias