Sábado, 28 de Maio de 2022 20:32
(89) 98819 1028
Geral Inaugurações

Governador inaugura Campus da UESPI, aeroporto e entrega reforma de Museu e Detran em Oeiras

As ações fazem parte das comemorações pelos 199 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil.

23/01/2022 17h25 Atualizada há 4 meses
Por: Da Redação
Governador inaugura Campus da UESPI, aeroporto e entrega reforma de Museu e Detran em Oeiras

O governador Wellington Dias inaugurou na tarde deste domingo (23), obras nas áreas de infraestrutura, trânsito, educação e cultura em  Oeiras. As ações são parte das comemorações pelos 199 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil.

Na oportunidade foram entregues as obras de ampliação do aeroporto, um novo campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a reforma do DETRAN e do Museu de Arte Sacra.

VEJA FOTOS AO FINAL DA MATÉRIA

A cidade tinha uma pista de pousos e decolagens que foi transformada em um aeroporto com estrutura que dará as condições do município receber voos noturnos, principalmente, em casos de emergência na área da saúde com deslocamentos do Samu Aéreo e em outras situações.

 

A pista que tem 1.200 metros de extensão e 23 de largura passou por  reforma, ampliação e nova pavimentação asfáltica. O espaço também foi construida uma pista de taxiamento, pátio de estacionamento de aeronaves e implantou a sinalização diurna horizontal, além de drenagem e construção da cerca de proteção ao redor do aeródromo com estacas de concreto. O local conta ainda com um terminal de passageiros e estacionamento para visitantes. A Setrans está concluindo o projeto para implantação das estruturas necessárias que permitem o balizamento noturno de aeronaves. Após essas intervenções e homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto poderá receber voos noturnos.

Foto: Jônatas Valentim

Foto: Jonatas Valentim

Wellington Dias também entregou a reforma da 7ª Ciretran, sediada em Oeiras. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou intervenções para tornar a estrutura mais funcional para melhor atender aos usuários dos serviços do órgão. 

Foto: Jonatas Valentim

Na área da educação, o governador Welligton Dias entregou a nova sede do Campus Professor Possidônio Queiroz,  da Universidade Estadual do Piauí. Agora, a cidade contará com uma um campus, com uma estrutura mais ampla e adequada para atendimento da comunidade acadêmica. A nova estrutura possui dois blocos, estacionamento, áreas de convivência e guaritas.

Foto: Jonatas Valentim

Um dos blocos conta com salas administrativas, cantina, sala de musculação, quatro laboratórios, uma biblioteca com seis salas de estudo e um auditório com 182 vagas, mais 6 vagas para pessoas com deficiência (PCD), uma sala de comando e banheiro. O segundo bloco dispõe de 14 salas de aula e banheiros, inclusive para PCDs. Além disso, Dias assinou a ordem de serviço para início das obras de pavimentação asfáltica de 4.632 m² da via de acesso ao novo campus da Uespi. 

Por fim, o governador entregou a reforma do Museu de Arte Sacra de Oeiras, deixando o centro histórico da primeira capital do Estado mais belo e cada vez estruturado para receber os turistas que visitam a cidade berço do Piauí.

Foto: Adleuza Pacheco

A reforma incluiu intervenções na cobertura, pintura interna e externa, melhoria das instalações elétricas e implantação de instalações de combate incêndio, inclusive com a aplicação de verniz antichama. Foi feita ainda a recuperação do forro e piso em madeira, a recuperação das esquadrias e a instalação de sistema de câmeras de segurança, além de uma moderna iluminação da fachada do prédio. O espaço também está ganhando nova museografia. 

FOTOS: JÔNATAS VALENTIM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias