Sexta, 13 de Setembro de 2024
Arte & Cultura LANÇAMENTO

"Negras e Negros do Rosário": livro sobre o bairro negro mais antigo do Piauí será lançado em Oeiras

A obra foi organizada pelo professor Emanuel Vital e Rogério Newton e estará à disposição dos leitores a partir do lançamento.

19/02/2024 às 22h41 Atualizada em 20/02/2024 às 17h40
Por: Da Redação
Compartilhe:

Pela primeira vez, a negritude do bairro Rosário, em Oeiras, tem histórias de vida registradas por escrito. Trata-se do livro Negras e Negros do Rosário, cujo lançamento será feito no dia 02 de março de 2024, às 19 horas, no pátio da Igreja do Rosário, em Oeiras. A obra foi organizada pelo professor Emanuel Vital e Rogério Newton e estará à disposição dos leitores a partir do lançamento. O projeto gráfico leva as assinaturas do artista plástico negro Gabriel Archanjo e de seu filho João Gabriel, residentes em Teresina.

O livro traz negras e negros de mais de uma geração. De viva voz, contam suas histórias pessoais, que fazem parte da história social de Oeiras. O conjunto de depoimentos constitui um acervo importante de informações, a maioria delas oriundas da tradição oral. Além do seu aspecto textual, o livro chama a atenção pela beleza plástica do projeto gráfico, do qual fazem parte fotografias de Paulo Gutemberg, Caio Negreiros, Rogério Newton, Cássia Moura e imagens de arquivo, de fotógrafos desconhecidos.

O ato de lançamento contará com as participações dos Congos de Oeiras, Percussão do Rosário e Foliões do Samba. O professor-doutor Solimar Oliveira Lima fará a apresentação do livro. Integrantes do movimento negro organizado do Piauí também marcarão presença, como é o caso de Assunção Aguiar, da Superintendência da Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários – SASC, no Piauí.

O lançamento do livro está sendo aguardado com interesse por tantos quantos se interessam pela história e visões de mundo afrodescendentes, desprezadas pela historiografia oficial. Nas produções históricas e culturais feitas por autores oeirenses são escassas as pesquisas sobre negras e negros.

Para facilitar a aquisição do livro, os organizadores fazem promoção especial. O livro sai ao leitor pelo preço normal de 70 reais, mas para quem adquirir até 28 de fevereiro deste ano, custará apenas 50 reais.

Veja no slide os dados para compra promocional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias