Quarta, 24 de Julho de 2024
Educação EDUCAÇÃO

Seduc discute Projeto de Inteligência Artificial nas escolas estaduais do Piauí

O colóquio buscou fortalecer a formação dos professores, promover trocas de conhecimentos.

12/06/2024 às 11h25
Por: Carlos Valentim
Compartilhe:
Seduc discute Projeto de Inteligência Artificial nas escolas estaduais do Piauí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou o Colóquio sobre o Projeto de Inteligência Artificial (IA) no Piauí, nessa terça-feira (11), no auditório Sucesso, em Teresina. O evento reuniu 200 professores da área de Inteligência Artificial, gestores e coordenadores de ensino das escolas de tempo integral. O colóquio buscou fortalecer a formação dos professores, promover trocas de conhecimentos e experiências sobre a implementação da disciplina de IA nas escolas da rede estadual da Educação.

image.png
“Reunimos todos os professores envolvidos no projeto de inteligência artificial para trocar experiências, informações e conhecimento diante deste novo cenário para aqueles que estão na sala de aula. Os professores da Seduc serão os protagonistas no processo de ensino da IA no chão da escola e da aprendizagem com esse projeto pioneiro no Brasil”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

image.png
 O Secretário Washington Bandeira destacou ainda o ineditismo do Piauí ao implementar o ensino de IA na educação básica. “Neste trabalho pioneiro temos parceiros da Unipampa e da Big Tech Google para formações em que todos os professores saibam ampliar o recurso da IA no seu método de ensino. Temos 120 mil estudantes e professores impactados no nosso projeto, o que coloca o Brasil no mapa dos países que ofertam a disciplina de IA na educação básica”, lembrou em sua fala.

image.png
 Os professores da rede estadual da Educação compartilharam suas experiências e ouviram convidados, como Cristiano Galafassi, professor adjunto da Universidade Federal do Pampa, que atua na área de Inteligência Artificial na Educação e Aprendizagem de Máquina

“O objetivo na sala de aula é fazer com que os alunos entendam e interpretem o que realmente está por trás desta tecnologia. O professor deve atuar neste letramento de inteligência artificial em dados, modelos e algoritmos e de como a inteligência artificial vai nos ajudar no nosso dia a dia”, disse Galafassi.

image.png
 Um dos parceiros da Seduc na implementação da IA no ensino é a plataforma Google é o que explica a coordenadora do setor de Inovação do Google Cloud, Roberta Jezle: “o Google tem o compromisso de promover inovação como IA na matéria do Ensino Médio. Temos exemplos de startups e de grandes empresas que possuem profissionais que aprenderam com as ferramentas do Google e estamos trazendo essa experiência para o estado”, afirmou.

André Macedo, Secretário de Inteligência Artificial, esteve no colóquio dialogando com os professores sobre a parceria da Secretaria de IA e o projeto da Seduc. ”A nossa Secretaria de IA será uma parceira nos processos para agilizar serviços e desburocratizar o Estado. A Educação terá papel essencial nas formações, apoio à pesquisa e na popularização da ciência de IA para soluções do nosso cotidiano”, comentou. 

image.png
 Nas escolas de Tempo Integral da Seduc, o ensino de Inteligência Artificial está presente no currículo para estudantes do 9º ano do ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino Médio em 2024. A Seduc implementou ainda novos cursos técnicos voltados para a área de Tecnologia da Informação, como Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial, Marketing Digital e Programação de Jogos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias