Quarta, 24 de Julho de 2024
Saúde SAÚDE ANIMAL

Saúde intensifica captura de animais de rua para castração em Oeiras

Recolhidos, os cães e gatos passam por um processo de triagem e castração no Centro de Controle de Zoonoses de Oeiras.

17/06/2024 às 14h36
Por: Carlos Valentim
Compartilhe:
Saúde intensifica captura de animais de rua para castração em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando o processo de captura e castração de todos os cães e gatos que estiverem circulando pelas ruas da cidade sem o acompanhamento de seus tutores.

O objetivo é reduzir o número de cães e gatos que vivem em restaurantes, bares, praças ou em situação de rua, passíveis de maus-tratos, acidentes, transmissão de zoonoses, dentre outros acontecimentos que prejudiquem a saúde desses animais e dos seres humanos.

Recolhidos, os cães e gatos passam por um processo de triagem e castração no Centro de Controle de Zoonoses de Oeiras. Após recuperação do procedimento cirúrgico, o animal será identificado e devolvido ao local em que foi apreendido.

Referência em promoção da saúde animal

O município de Oeiras é referência para o Estado do Piauí nas ações saúde animal, controle populacional de animais de rua e prevenção de riscos à saúde pública. Em um ano de funcionamento, o Centro de Controle de Zoonoses já realizou mais de 600 castrações de cães e gatos, mais de 300 testes de Leishmaniose e mais de 120 mil visitas domiciliares para controle de doenças como dengue, zika e chikungunya.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias