O Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) iniciou nesta segunda-feira (26/08) ocupando 14 espaços culturais em Teresina, Floriano e Timon (MA), ampliando seu leque de público e levando espetáculos nacionais e internacionais a praças, teatros, museu, biblioteca e universidade. São 17 espetáculos teatrais e ainda conferências, três shows musicais e lançamento de livro. Seis países participam.
Este ano, a organização amplia os espaços culturais e terá apresentações, todas gratuitas, no Theatro 4 de Setembro, no teatro e sala do Sesc Cajuína, Memorial Esperança Garcia, no Museu do Piauí, no Clube dos Diários, no auditório da Uespi (Universidade Estadual do Piauí), Espaço Cultural Casa de Soraya, Espaço Professor Nilton, no bairro Cidade Jardim, auditório da biblioteca pública Cromwell de Carvalho, Sala Torquato Neto, teatro Maria do Socorro de Macêdo Claudino, em Timon (MA) e teatro Maria Bonita em Floriano (PI).
O coordenador geral do FestLuso, Kaio Vieira, detalhou ao Conecta Piauí sobre a programação super especial preparada para a abertura da edição de 2024 do festival.
"Então, aqui a gente vai abrir hoje a 14ª edição do FestLuso, que contamos com seis países de falantes da língua portuguesa e a nossa programação começa hoje com uma solenidade de abertura, com o espetáculo do grupo Clowns de Shakespeare, que veio lá de Natal, aqui na Praça Pedro II, e depois a gente continua com um som bacana do TipúA" disse.
A abertura do FestLuso acontece na segunda, às 19h, em plena praça Pedro II, no centro de Teresina, democratizando ainda mais o evento. Logo em seguida, haverá apresentação do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar” com os grupos de teatro Clowns de Shakespeare e Facetas e Asavessa de Natal (RN), que vão se apresentar também na praça Pedro II. Na mesma noite, na Sala Osório Júnior, no Clube dos Diários, tem show do piauiense Tipuá, compositor, performer, que levará ao público Samba, Soul, Reggae, Funk, SKA e RAP. A entrada é um quilo de alimento não perecível, a ser doado ao Programa Mesa Brasil, visando a redução da fome e da desigualdade.
Pelo segundo ano consecutivo, a organização apresenta o Módulo Circulante Brasília, que acontecerá na capital federal, com espetáculos de países dos três continentes, Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. As apresentações em Brasília começam hoje (22) até o dia 25 de agosto.
Oficinas - Formação também é um dos focos do FestLuso que realiza oficinas voltado para as artes cênicas. Este ano, a professora mineira de literatura brasileira Soraya Martins irá ministrar oficinas “Corpos Femininos da Negrura”, no Memorial Esperança Garcia, dias 27 e 28. Ela também lançará, dentro da programação, o livro “Teatratilidade, aquilobamentos – vária formas de pensar-ser-estar em cena no mundo”, no dia 28, às 22 horas, no Espaço Casa de Soraya, na zona leste de Teresina. A outra oficina é “A encenação Rapsódia”, por Luís Artur Nunes /Proj. Conexcena, do Rio Grande do Sul. Será no Memorial Esperança Garcia, nos dias 29 e 30 de agosto, em parceria com o Grupo Harém de Teatro.
Para participar das apresentações do FestLuso Piauí, é necessário levar um quilo de alimento. O 14º FestLuso tem patrocínio: Grupo Equatorial Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal; Governo do Estado do Piauí / SECULT e Edital Totó Barbosa / Lei Paulo Gustavo. Apoio: Theatro 4 de Setembro. Realização: Navilouca Produções e Grupo Harém de Teatro.