O secretário da Educação, Washington Bandeira, entregou 130 quimonos para estudantes da rede estadual que vão integrar as aulas de judô do Projeto Seduc Esportiva, durante solenidade realizada no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, zona Sul de Teresina, na manhã desta quarta-feira (30).
A iniciativa é uma parceria da Seduc com o Projeto Superação, conduzido pela Associação de Judô Expedito Falcão. A ideia é oferecer treinamento e suporte contínuo para que os jovens possam se destacar nesta modalidade esportiva, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades físicas e sociais.
Nesta primeira etapa, 4 modalidades – judô, jiu-jitsu, capoeira e boxe – são ofertadas em 34 escolas de Tempo Integral, sendo 31 localizadas em Teresina, duas em União e uma em Picos.
O Secretário Washington Bandeira destacou que o esporte contribui para formação dos jovens como estudantes e cidadãos e afirmou que a meta do Governo Rafael Fonteles é inserir, pelo menos, uma modalidade esportiva em todas as escolas da rede estadual, até 2026.
“Quando iniciamos a gestão, 120 escolas Seduc ofereciam alguma modalidade esportiva. Em 18 meses dobramos esse número e hoje 250 escolas oferecem pelo menos um esporte. Até 2026, teremos pelo menos uma modalidade esportiva sendo trabalhada em todas as Escolas Seduc, porque além de desenvolver habilidades motoras e cognitivas, o esporte contribui para diminuir a evasão escolar. E esse é o nosso propósito ao aliar de forma mais ativa o esporte à educação”, ressaltou o secretário.
O supervisor técnico do projeto Superação, Luiz Figueiredo Filho, contou que o projeto surgiu há 13 anos, inspirado no trabalho desenvolvido nas escolas japonesas onde o judô faz parte da grade curricular.
“No Japão, essa modalidade esportiva faz parte da grade curricular das escolas e esse sempre foi o nosso sonho trabalhar com os estudantes e por meio do esporte ajudá-los a desenvolver a disciplina, o respeito, o foco, a determinação, desenvolver talentos para que eles se tornem atletas de sucesso. O Seduc Esportiva é um divisor de águas para os jovens piauienses e eu acredito que daqui uns dois anos, no máximo, vamos ter vários medalhistas no nosso estado”, disse Luiz.
Empolgada com o judô na escola, a Estudante Júlia Nascimento Santana, do 8º Ano do Ensino Fundamental do Ceti Pe. Joaquim Nonato, é uma das beneficiadas do projeto.
“Eu faço judô na minha escola duas vezes na semana e isso é muito bom. O esporte me ajuda a trabalhar melhor em equipe e também a ter mais concentração nas aulas. Me sinto feliz e agradeço a todos que ajudam neste projeto que vai atender mais jovens, que assim como eu, amam praticar esporte”, afirmou Júlia.
O projeto
Lançado em junho, o Seduc Esportiva tem como objetivo:
►Potencializar a prática de esportes em todas as Escolas Seduc;
►Apoiar, organizar e acompanhar as etapas dos Jogos Escolares;
►Assegurar passagens aéreas para times que representarão o Piauí nos Jogos da Juventude, Paralimpíadas Escolares e JEBs;
Além disso, programa também prevê reformas nas quadras poliesportivas e nos espaços de convivência e aquisição de novos materiais e equipamentos.
Fonte: Portal ClubeNews