O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (9), a deputada estadual de Minas Gerais, Macaé Evaristo (PT), como nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, substituindo Silvio Almeida.
Silvio Almeida foi demitido na sexta-feira (6) após surgirem denúncias de assédio sexual contra ele, embora ele tenha negado as acusações.
Prima da escritora Conceição Evaristo, Macaé é deputada estadual pelo PT em Minas Gerais e possui uma longa trajetória na educação e na política.
Com 19 anos de experiência como professora, ela é graduada em Serviço Social, além de mestre e doutoranda em Educação. Foi pioneira como a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) e estadual (2015 a 2018) de Educação em Belo Horizonte.
Eleita deputada estadual em 2022 com mais de 50 mil votos, Macaé também teve um mandato como vereadora de Belo Horizonte a partir de 2020.
Antes disso, ela desempenhou funções em destaque no governo federal durante a gestão de Dilma Rousseff, atuando como titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC) em 2013 e 2014.
Em sua carreira, Macaé coordenou programas como o de implementação de Escolas Indígenas, o Programa Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em Belo Horizonte, e as cotas para alunos de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior, durante sua atuação no MEC.