Fabiana Claudino, bicampeã olímpica com a seleção brasileira, anunciou a aposentadoria do vôlei nesta terça-feira, 24 de setembro. O anúncio feito comunicado pela atleta, de 39 anos, pelas redes sociais.
No vídeo, a agora ex-central, Fabi Claudino, leu uma carta de despedida das quadras. Com narração feita pelo sogro Netinho de Paula, ela reviveu momentos marcantes da sua trajetória no esporte. ASSISTA:
“Você enfrentou derrotas dolorosas, lágrimas, mas seu destino era brilhar, brilhar como uma grande campeã, ser capitã. Dentre os títulos, duas medalhas de ouro olímpicas se destacam como o auge da sua carreira. Números e prêmios individuais reforçam seu lugar como uma das maiores da história”, declarou Fabiana no anúncio de despedida do vôlei.
Mineira da cidade de Santa Luzia, Fabi Claudino começou sua carreira pelo Minas. Em seguida, defendeu Sesi-SP, o Vôlei Futuro, o Praia Clube e estava fora das quadras desde o final de 2023, após deixar o Osasco. Ganhou seis títulos da Superliga Feminina e atuou ainda no Japão e na Turquia.
Vestindo a camisa da seleção brasileira, a central de 1,94 m conquistou quatro Olimpíadas, foi medalha de ouro em Pequim-2008 e Londres-2012. Ao lado de Jaqueline, Sheila, Fabi Alvim, Paula Pequeno e Thaisa, ela é uma das seis atletas que ostentam o título de bicampeãs olímpicas.
Além das conquistas Olimpíacas, Fabiana também foi heptacampeã do Grand Prix, ganhou um título dos Jogos Pan-Americanos e garantiu três medalhas em Mundiais, sendo duas pratas e um bronze.
Em 2020, com as competições de vôlei paralisadas devido à pandemia de Covid-19, Fabiana decidiu se dedicar a sonho: o de ser mãe. Casada com Vinícius de Paula, a atleta anunciou a gravidez em outubro daquele ano, e deu à luz ao pequeno Asaf em abril de 2021.