Apenas dois deputados estaduais do Piauí, que concorriam às Eleições Municipais de 2024, conseguiram ser eleitos no domingo (6). Ao todo, conforme o levantamento do Portal ClubeNews, sete parlamentares disputavam um cargo no Poder Executivo de municípios piauienses.
Pablo Santos (MDB) foi eleito prefeito de Picos, vencendo o atual prefeito da cidade e candidato à reeleição, Gil Paraibano (Progressistas). Jeová Alencar (Republicanos) foi eleito vice-prefeito de Teresina, na chapa encabeçada por Silvio Mendes (União Brasil).
Os municípios representam seus principais redutos eleitorais ou zonas de maior interesse político. Durante a campanha eleitoral, a disputa se concentrava apenas entre as cidades de Teresina, Picos e Parnaíba.
Mudanças na Alepi
O resultado também vai provocar mudanças na composição da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Os deputados deverão renunciar aos respectivos mandatos para assumirem os cargos aos quais foram eleitos.
Na vaga de Pablo Santos, quem assume é a primeira suplente do MDB, Simone Pereira, que já atua no parlamento estadual após o afastamento do titular. Para a vaga de Jeová Alencar, quem assume o posto é o suplente Gessivaldo Isaías.
Fonte: Portal Club News