As crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da Sociedade Educacional Paulo Freire participaram de uma visita educativa à exposição "Faces da Resistência: Esperança Garcia e Mundu Ladino em Imagens", em cartaz no Solar das Doze Janelas. A atividade integrou o conteúdo curricular de História, abordando a valorização dos museus como espaços de aprendizado e preservação cultural.
Durante a visita, os alunos puderam conhecer mais sobre Esperança Garcia, figura histórica símbolo de resistência negra no Piauí, e Mundu Ladino, referência na luta pelos direitos dos povos indígenas na região. As obras expostas retratam suas trajetórias de luta e esperança, despertando nos estudantes uma reflexão sobre a importância desses personagens na formação da identidade cultural e histórica do estado.
A professora Antônia Celles, responsável pela atividade destacou o valor da visita para o aprendizado das crianças: "Foi uma aula riquíssima em aprendizagem, pois possibilitou que os alunos se conectassem com a história de figuras tão importantes para nossa cultura. A experiência proporcionou a eles uma vivência única de valorização e respeito pelo nosso passado e pelos espaços que mantêm viva essa memória."
A exposição no Solar das Doze Janelas tem sido um espaço de grande importância para a difusão do legado de Esperança Garcia e Mundu Ladino, destacando-se como uma oportunidade de sensibilizar o público sobre as histórias de resistência e resiliência dos povos indígenas e afrodescendentes do Piauí.