Na madrugada deste domingo, 17, o Café Oeiras, edifício histórico localizado no Passeio Leônidas Melo, no Centro Histórico de Oeiras, foi alvo de vandalismo. O prédio, que está fechado há seis meses, teve um de seus portões e as portas arrebentadas.
Uma pessoa que transitava pelo local na manhã de domingo notou os danos e informou a ex-permissionária do espaço, que compareceu ao local e acionou a administração municipal. Além disso, um boletim de ocorrência foi registrado para formalizar o ocorrido.
A situação gera preocupações em relação à segurança do Centro Hirtórico da cidade. A praça onde o prédio está localizado não conta com vigilância durante a noite, tornando-se isolada nesse período. A falta de monitoramento reforça os riscos de novos episódios de depredação em um dos principais pontos turísticos de Oeiras.
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE OEIRAS
A Prefeitura de Oeiras repudia o ato de vandalismo contra o patrimônio público, ocorrido no prédio do Café Oeiras, na madrugada de domingo, 17, e esclarece que o imóvel permanece sob responsabilidade da permissionária, que, inclusive, mantém aparelhos e utensílios de sua propriedade dentro do estabelecimento.
Informamos, ainda que, apesar de o imóvel encontrar-se fechado, o termo de permissão de uso, de espaço no passeio/via pública continua vigente, estando as chaves do prédio em posse da atual permissionária.
Por fim, reforçamos que atos de vandalismo são lamentáveis e causam prejuízo ao erário público e a toda a população, que pode colaborar com a vigilância e os cuidados com as áreas públicas de toda a cidade.