A próxima quarta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será celebrado pela primeira vez como feriado nacional, conforme instituído pela Lei 14.759/2023. A lei, sancionada no final de 2023, é resultado do Projeto de Lei do Senado (PLS) 482/2017, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e representa um marco histórico na valorização da luta contra o racismo no Brasil.
Na véspera da data, terça-feira, 19 de novembro, o Senado Federal realizará uma sessão especial às 10h no Plenário para destacar a importância da ocasião. A iniciativa, liderada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), relator do projeto de lei, tem como objetivo promover uma ampla reflexão sobre os desafios ainda enfrentados pela população negra no Brasil.
“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, antes de tudo, é uma ação educativa simbólica que nos move a refletir e agir no combate ao racismo e contra todos os tipos de preconceitos”, afirmou Paim.
A data é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, uma das maiores comunidades de resistência de escravizados na época do Brasil Colonial. Localizado na atual região de Alagoas, o quilombo tornou-se um símbolo da luta pela liberdade e da resistência negra.
Com a instituição do feriado, o Brasil reforça a importância de um debate contínuo sobre o combate à discriminação racial e a valorização das contribuições da população negra para a formação do país.
Fonte: Agência Senado