Terça, 10 de Dezembro de 2024
Educação AULA PASSEIO

Alunos da Sociedade Educacional Paulo Freire vivenciam biodiversidade e cultura em aula de campo no Ceará

A atividade teve como objetivo promover uma integração entre a biodiversidade da região e o patrimônio cultural

20/11/2024 às 10h38 Atualizada em 20/11/2024 às 10h45
Por: Da Redação
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Alunos da Sociedade Educacional Paulo Freire vivenciam biodiversidade e cultura em aula de campo no Ceará

No dia 16 de novembro de 2024, os alunos do 8º e 9º anos da Sociedade Educacional Paulo Freire participaram de uma enriquecedora aula de campo, que combinou aprendizado ambiental e cultural em dois importantes pontos do Ceará: o Parque Nacional de Ubajara e a Igreja Nossa Senhora das Vitórias, conhecida como Igreja do Céu, localizada em Viçosa do Ceará.

A atividade teve como objetivo promover uma integração entre a biodiversidade da região e o patrimônio cultural, proporcionando aos estudantes uma experiência prática e imersiva nos temas abordados em sala de aula.

Pela manhã, os alunos exploraram o Parque Nacional de Ubajara, um dos principais patrimônios naturais do estado. Guiados por condutores locais credenciados, eles percorreram trilhas que revelam a riqueza da fauna e flora da Serra da Ibiapaba. O itinerário incluiu a Trilha da Samambaia, a Cachoeira do Cafundó, a Gruta de Ubajara, o Mirante da Gameleira e o Mirante do Pendurado.

Além disso, o passeio de bondinho (teleférico) proporcionou uma visão panorâmica deslumbrante da mata atlântica da região, reforçando a importância da preservação ambiental e do ecoturismo. Durante o trajeto, temas como vegetação, ciclos econômicos e preservação ambiental foram abordados, conectando a prática às discussões realizadas previamente em sala.

À tarde, após o almoço, o grupo seguiu para Viçosa do Ceará, onde visitaram a Igreja Nossa Senhora das Vitórias, popularmente chamada de Igreja do Céu. Localizada no alto de um morro, o local oferece uma vista privilegiada da cidade e é reconhecido como um importante símbolo religioso e cultural da região.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer a história do templo e sua relevância para a comunidade local, explorando aspectos que vão além do turismo, como a relação entre cultura, fé e identidade regional. A experiência complementou a proposta pedagógica da aula de campo, unindo natureza e patrimônio cultural em um único roteiro.

A aula-passeio foi uma oportunidade única de vivenciar na prática conceitos aprendidos em disciplinas como Ciências, Geografia e História. Proporcionar essa integração entre teoria e prática é fundamental para um aprendizado mais significativo. A experiência rendeu momentos de aprendizado, descoberta e reflexões sobre a importância de preservar tanto o meio ambiente quanto os patrimônios culturais. Ao final do dia, os alunos retornaram com novas perspectivas e um olhar mais atento para as riquezas naturais e históricas da região.

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