Terça, 10 de Dezembro de 2024
Saúde SAÚDE DO HOMEM

Novembro Azul: uma conversa sobre saúde masculina com a Dra. Letícia Bastos

Dra. Letícia Bastos é diretora clínica do Analisa Laboratório Clínico.

20/11/2024 às 17h12 Atualizada em 20/11/2024 às 17h19
Por: Da Redação
Compartilhe:
Novembro Azul: uma conversa sobre saúde masculina com a Dra. Letícia Bastos

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a saúde masculina, especialmente no que diz respeito à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para entender melhor a importância dessa campanha e como os homens podem se cuidar de forma integral, conversamos com a Dra. Letícia Bastos, diretora clínica do Analisa Laboratório Clínico.

Durante a entrevista, Dra. Letícia destacou os principais exames preventivos, abordou os desafios culturais que levam os homens a adiar o cuidado com a saúde e explicou como o laboratório tem se engajado para incentivar a população masculina a adotar hábitos mais saudáveis. Ela também compartilhou orientações práticas para as famílias e uma mensagem inspiradora para todos os homens neste Novembro Azul.

O Analisa Laboratório Clínico está localizado na Rua Joel Campos, no Centro de Oeiras. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (89) 3199-0101 e (89) 99403-9196.

Confira a entrevista completa e saiba como a prevenção pode transformar a qualidade de vida e o bem-estar masculino.

Dra. Letícia, qual é a importância do Novembro Azul para a conscientização sobre a saúde masculina?

A campanha do Novembro Azul vai muito além da conscientização acerca do câncer de próstata, que é o segundo câncer que mais mata entre a população masculina. Essa ação também serve como um convite para que os homens sejam mais engajados no cuidado com a própria saúde por meio de uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e realização de exames periódicos.

Ao contrário do que alguns pensam, a campanha do novembro azul não serve apenas para a realização do exame de PSA, mas serve como informação e esclarecimento, para que essa parcela da sociedade seja mais engajada no cuidado com a sua própria saúde.

 

Quais são os principais exames preventivos recomendados para o diagnóstico precoce do câncer de próstata?

Existem dois exames, os quais podemos lançar mão, para o rastreio do câncer de próstata, que são o toque retal e o exame de PSA. Este último exame é realizado com uma coleta de sangue. É um exame simples e que pode detectar, de maneira precoce, alterações na próstata. Cada conduta clínica é individualizada e deve ser analisada pelo seu médico. É importante esclarecer para a população que nem sempre é necessária a realização dos dois exames; o médico, durante a consulta, de modo individualizado, vai realizar a conduta adequada que se encaixa para cada perfil de paciente.

 

Em sua visão, por que os homens ainda têm uma certa resistência em procurar atendimento médico regular?

Culturalmente falando, homens tendem a achar que devem suportar e carregar tanto as suas dores quanto as da própria família. Isso acaba gerando uma negligência com a sua própria saúde e fortalecendo a crença de que o homem não deve demonstrar fragilidade, tornando-o mais resistente em ir ao médico. Apesar disso, já presenciamos um grande avanço, pois cada vez mais homens têm consciência de que cuidar da saúde é sinal de amor próprio e entendem o papel do médico como aliado do paciente.

 

Como o Analisa Laboratório Clínico está participando da campanha Novembro Azul este ano?

O Analisa Laboratório Clínico participa anualmente da campanha novembro azul – que é o mês mundial de combate ao câncer de próstata – com a divulgação da importância da realização de exames periódicos.  É um convite para que os homens tenham atenção com a sua saúde, para que façam consultas médicas com regularidade, bem como realizem exames periodicamente.

Assim como as meninas, que vão ao ginecologista desde cedo, os homens precisam de check-up anual e de acompanhamento médico, especialmente após os 45 anos, idade atualmente recomendada para o rastreamento do câncer de próstata.

Quando há histórico familiar, o rastreamento anual deve ser feito em torno dos 45 anos. E quando não existe histórico, a partir dos 50 anos. Se for aguardar os sintomas para buscar um urologista, a doença pode ser diagnosticada em estágio avançado.

 

Além do exame de PSA, que outros exames são importantes para uma avaliação completa da saúde masculina?

É importante que o homem faça, pelo menos uma vez por ano, a aferição da pressão arterial, faça o rastreamento de dislipidemias, com os exames que verificam os níveis de colesterol, realize exame de hemograma completo e exame para a pesquisa de diabetes, com a verificação do nível de glicemia.

 

Como a realização desses exames de forma preventiva pode impactar a saúde e o bem-estar dos homens?

A realização de exames de rastreamento é importante para conseguirmos realizar o diagnóstico precoce de inúmeras patologias que podem agir de maneira silenciosa. Identificando mais cedo determinadas comorbidades, é possível proporcionar qualidade de vida às pessoas e até mesmo permitir a cura de doenças como o câncer de próstata. Realizar exames periodicamente e de acordo com as devidas indicações médicas é sinônimo de saúde, cuidado e amor próprio.

 

O laboratório oferece algum tipo de orientação ou apoio para homens que estão fazendo exames preventivos pela primeira vez?

Sim. No laboratório informamos para o paciente como é feita a realização do exame. A coleta do material é realizada por profissionais qualificados e capacitados. Os exames de PSA TOTAL, PSA LIVRE, lipidograma, glicemia e hemograma, por exemplo, são exames de rotina, realizados com coleta de sangue venoso. Um procedimento simples, cuja amostra permite detectar diversas doenças que podem acometer o homem. A detecção precoce de uma doença significa maior chance de êxito no tratamento, ou seja, aumenta a chance de cura.

 

Quais são os principais fatores de risco para o câncer de próstata que os homens devem ter em mente?

Os principais fatores de risco são: história familiar, idade avançada, tabagismo, obesidade, consumo de alimentos industrializados e sedentarismo. Apesar de alguns desses fatores não serem modificáveis, como a herança genética e a idade, ainda é possível atuar em inúmeros outros fatores, ao buscar uma vida mais saudável.

 

Como as famílias podem contribuir para incentivar os homens a fazerem exames preventivos?

As famílias podem ajudar servindo de exemplo, pois a partir do momento em que alguém cultiva hábitos saudáveis, isso serve de incentivo para que as pessoas ao redor façam o mesmo. Alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, por exemplo, são importantes para a saúde. Também é interessante convidar algum familiar que não tem realizado consultas de rotina a visitar uma unidade de saúde pelo menos uma vez ao ano. Cuidar da sua saúde é um gesto de amor. Amor próprio e um gesto de atenção com aqueles que você ama.

Dessa forma, é interessante que toda a família esteja engajada no cuidado com a saúde e tenha consciência de que é importante que o homem realize exames de rotina pelo menos uma vez ao ano. Uma boa consulta médica, aliada aos exames laboratoriais de rotina, podem contribuir para a detecção precoce de doenças e, portanto, aumentam as chances de êxito no tratamento.

 

Dra. Letícia, que mensagem o Analisa Laboratório Clínico gostaria de deixar para os homens neste Novembro Azul?

A campanha do Novembro Azul foi criada com o intuito de ressaltar a importância do cuidado com a saúde masculina, e tem como objetivo incentivar os homens a realizar exames de rotina.

O Analisa Laboratório Clínico, este mês de novembro, reforça o cuidado com a saúde masculina e destaca a importância da realização de exames pelo menos uma vez por ano.

Os homens têm cuidado mais da saúde nos últimos anos, mas as estatísticas demonstram que eles realizam menos exames que as mulheres, bem como têm uma adesão menor a consultas médicas. Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia mostra que embora tenha aumentado em 49,96% a procura do público masculino pelo médico, entre 2016 e 2020, os homens estão bem atrás das mulheres em termos de atenção à saúde.

Por isso, o “Novembro Azul” – que é o mês mundial de combate ao câncer de próstata – busca orientar e conscientizar a população masculina sobre a importância da realização de exames. Nesse sentido, também é recomendado manter hábitos saudáveis, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar. Dessa forma, é importante estimular e conscientizar os homens a realizar exames de rotina, pois cuidar da saúde é um gesto de amor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias