Um esquema de golpes utilizando a imagem e o nome do advogado Edilberto Vilanova foi identificado. Os golpistas têm enviado mensagens fraudulentas a clientes, principalmente envolvidos em ações contra a Equatorial Energia, buscando obter informações bancárias e realizar transações indevidas.
De acordo com Vilanova, os golpistas simulam um processo de pagamento de indenizações relacionadas às ações ganhas por ele contra a Equatorial. Nas mensagens, eles utilizam termos técnicos e valores elevados para induzir confiança e persuadir as vítimas.
Uma das mensagens enviadas pelos criminosos solicitava dados bancários para suposta liberação de R$ 58.614,88, afirmando tratar-se de um pagamento integral autorizado pelo Tribunal de Justiça.
O advogado alerta que não solicita informações bancárias ou transações financeiras por mensagens e orienta que qualquer dúvida seja esclarecida diretamente com ele. Ele também enfatiza a importância de desconfiar de abordagens suspeitas, principalmente aquelas que utilizam valores expressivos ou exigem rapidez na resposta.
O caso já está sendo investigado, e clientes são aconselhados a não compartilhar dados pessoais ou bancários sem confirmação prévia.