Sábado, 28 de Maio de 2022 20:18
(89) 98819 1028
Especiais GOLPE

Golpe do WhatsApp: Erenito Júnior, da JN Telecom mostra como se proteger e o que fazer se for vítima

Golpes têm sido cada vez mais frequentes.

26/04/2022 11h48 Atualizada há 1 mês
Por: Da Redação
Golpe do WhatsApp: Erenito Júnior, da JN Telecom mostra como se proteger e o que fazer se for vítima

 

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados para troca instantânea de mensagens, fotos e vídeos. Criminosos se aproveitam da falta de atenção para aplicar golpes nos usuários. E o roubo de conta e criação de perfil falso são alguns dos métodos mais conhecidos.

O Mural da Vila conversou com o técnico em TI, Erenito Júnior, da JN TELECOM,  que falou como tornar o uso do aplicativo mais seguro e o que fazer em caso de golpes. Confira nossas dicas.

Erenito Júnior ressalta, que o golpe do novo número ou perfil falso é o mais comum, pois nesse tipo de golpe, o criminoso cria um perfil no aplicativo com fotos roubadas de redes sociais e começa a conversar com parentes e amigos se passando pelo usuário fingindo que trocou de número e que o contato deve apagar o velho. "A partir daí, eles começam a pedir dinheiro usando desculpas para justificar as transferências. Em muitos casos, o contato acionado cede ao pedido de ajuda e faz transferências, paga falsas contas", diz o técnico, acrescentando que uma das estratégias usadas pelos bandidos é dizer que está em um local com conexão ruim para deixar a pessoa que recebe a mensagem ainda mais assustada e fazer com que ela não pense muito para transferir os valores.

 

Erenito Júnior alerta que existem outros tipos de golpe, mas de maneira geral é assim que os criminosos agem: "Roubam a conta do usuário, acessam suas fotos nas redes sociais e criam um perfil falso, dizendo que aquele é o novo número. A partir daí iniciam as chantagens com amigos e familiares até que as pessoas façam as transferências e depósitos".

O técnico da JN TELECOM diz o que fazer para se proteger e não ser vítima dos golpistas. Atente-se as dicas:

• Ative a confirmação de duas etapas e tenha um e-mail para redefinir as senhas e códigos, caso você esqueça.

• Não compartilhe códigos de autenticação da conta com outras pessoas, seja código de confirmação ou PIN da confirmação de duas etapas.

• Tenha uma senha para seu aparelho ser desbloqueado apenas por você.

• Desconfie de mensagens diferentes do que você está acostumado a trocar com seus contatos.

• Desconfie quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número que você não tem na sua agenda.

• Antes de fazer qualquer coisa, como fazer uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova.

Como ativar a confirmação de duas etapas no seu WhatsApp?

1. Abra o WhatsApp e toque em Configurações.

2. Clique em Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

3. Insira um PIN de 6 dígitos e, em seguida, confirme-o.

4. Insira um endereço de e-mail ao qual você tem acesso ou toque em Pular se não quiser adicionar um endereço de e-mail. 

"Recomendamos que você adicione um endereço de e-mail para que você possa redefinir a confirmação em duas etapas e manter sua conta segura", alerta Erenito Júnior.

5. Toque em Avançar.

6. Confirme o endereço de e-mail e toque em Salvar ou OK.

 

Erenito Júnior orienta para o caso de pessoa ter enviado algum valor para o criminoso, achando que era para um de seus contatos, avisar a pessoa que sofreu o golpe o quanto antes. "É importante entrar em contato com o banco da conta que recebeu o valor para comunicar sobre o golpe que está acontecendo e também saber se consegue ter seu dinheiro de volta".

E se perceber que está sendo vítima de algum golpe no WhatsApp, o primeiro passo é avisar aos contatos, amigos e familiares pelas redes sociais ou ligar para essas pessoas para avisar que sua conta foi clonada ou roubada. Assim você evita que seus contatos possam fazer transferências ou depósitos para os criminosos.

O próximo passo é tentar recuperar sua conta. "Como, geralmente, os criminosos usam o celular para aplicar o golpe, desconecte sua conta no aplicativo e ative novamente. Ao digitar novamente o código para entrar na conta, automaticamente a outra pessoa que também está com seu perfil, será desconectada", diz o técnico.

No caso de usar o WhatsApp Web, versão do aplicativo para computador, desconecte também. No WhatsApp Web, acesse:

1. Configurações/Ajustes;

2. Vá para Conta;

3. Clique em WhatsApp Web/Desktop;

4. Clique em sair de todos os computadores. 

Desative a visualização da sua foto de perfil do WhatsApp para que apenas as pessoas que estão registradas na sua agenda como contato tenham acesso a ela, isso ajuda a prevenir que pessoas mal intencionadas tentem se passar por você.

A JN Telecom, empresa genuinamente oeirense de suporte e manutenção em Celulares atende Oeiras e todo o Brasil. Recentemente a empresa recuperou a conta da produtora do Programa Pânico, da Jovem Pan, de São Paulo. Para ter os serviços da JN Telecom basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (89) 99939-6424. A JN Telecom está situada na Avenida Rui Barbosa, 450 - Centro (Posto Chico de Cazé) em Oeiras - PI.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias