Foi lançado na noite desta sexta-feira, 27, o documentário "Um homem de coragem, força e fé", dentro da programação do aniversário de 60 anos da Primeira Igreja Batista em Oeiras. Assista ao final da matéria!
O documentário conta a história de Antônio Carlos, que, com seus familiares e ao lado dos missionários americanos Robert e Margarett Tilotson, fundaram a primeira igreja evangélica de Oeiras. A obra tem direção de Lameck Valentim, captação de imagens de Samuel Valentim e trilha sonora assinada por Flávio Guedes. O projeto conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, e da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Com o templo lotado, o documentário emocionou por mostrar a história de Carlos José Valentim, conhecido como Antônio Carlos Valentim, responsável por uma revolução religiosa na década de 1950 ao fundar a Primeira Igreja Batista em Oeiras, uma cidade tradicionalmente católica. O documentário apresenta depoimentos emocionantes de familiares, amigos e pastores que conviveram com ele, destacando sua dedicação, fé inabalável e impacto transformador na comunidade. Antônio Carlos foi um grande líder, influenciando gerações e deixando um legado de força, coragem, determinação e, acima de tudo, fé.
A história percorre desde as humildes origens de Antônio Carlos como lenhador e carvoeiro até suas realizações como empresário, político e pioneiro do movimento evangélico na cidade. Sua trajetória é marcada pela superação de barreiras sociais, preconceitos e desafios impostos pelo contexto da época.
Durante o lançamento, Lameck Valentim, diretor do documentário e neto de Antônio Carlos, destacou: "Este documentário vai além de uma homenagem. É um registro histórico que revela o compromisso, a fé e a coragem de um homem cuja missão não se limitou a fundar uma igreja, mas também a transformar vidas. Espero que cada pessoa que assistir sinta-se inspirada pelo exemplo do meu avô. Ao longo do processo de produção, mergulhamos em registros históricos, depoimentos emocionantes e memórias que revelam não apenas os desafios enfrentados por ele, mas também a sua determinação incansável. Cada cena, cada detalhe, foi pensado para transmitir a essência do homem que ele foi: um líder, um visionário e, acima de tudo, um servo fiel. Esta obra é um convite para que possamos refletir sobre como a fé pode ser um instrumento poderoso de transformação pessoal e comunitária."
A noite também contou com a participação dos filhos do pastor Americano, Robertt Tillotson, Daniel e Pegg, que quando crianças viveram em Oeiras, além de uma neta.
Para abrilhantar ainda mais a noite, teve uma apresentação do pastor e cantor Paulo César, um dos mais consagrados nomes da música gospel nacional, que emocionou o público com um repertório repleto de clássicos do grupo Logos. Sua apresentação foi marcada por momentos de profunda conexão espiritual, levando emoção e reflexão aos presentes.
O pastor Marcílio Barros, líder da Primeira Igreja Batista em Oeiras, ressaltou: "Celebrar os 60 anos da nossa igreja com este documentário é um marco significativo. A história de Antônio Carlos nos lembra que a fé e a dedicação são capazes de mover montanhas e transformar comunidades inteiras. Além disso, esta noite foi coroada pela apresentação inspiradora do pastor Paulo César, que trouxe ainda mais beleza e espiritualidade ao nosso encontro."
A programação do aniversário de 60 anos da Primeira Igreja Batista de Oeiras, segue neste sábado e domingo.