A Diocese de Oeiras divulgou, nesta segunda-feira (30), o Decreto de Readmissão ao exercício público do Ministério Sacerdotal do padre Possidônio Ferreira Barbosa Júnior. A decisão, assinada por Dom Edilson Soares Nobre, bispo da Diocese de Oeiras, e pelo chanceler da cúria, padre Welson Barbosa, ocorre após investigações no âmbito eclesiástico e civil.
Conforme o decreto, a medida considera os seguintes pontos:
●A investigação prévia realizada pela Diocese de Oeiras, seguindo o cânone 1717 do Código de Direito Canônico, e a resposta do Dicastério para a Doutrina da Fé, emitida em 24 de outubro de 2024, que concluiu pela insuficiência de elementos para instaurar um processo penal canônico.
●O arquivamento do processo judicial, em 22 de fevereiro de 2024, por inexistência de autoria e materialidade das acusações contra o sacerdote.
Diante disso, o decreto determina:
“O retorno ao exercício público do ministério sacerdotal do Revmo. Pe. Possidônio Ferreira Barbosa Júnior. A partir desse momento, poder-se-á presidir publicamente a Celebração Eucarística e demais sacramentos de acordo com o direito canônico e a provisão de ofício eclesiástico.”
Apesar da readmissão, ainda não foi definida a paróquia onde padre Possidônio retomará suas atividades.
Confira o decreto na íntegra: