O prefeito de Oeiras, Dr. Hailton Alves, se reuniu com o secretário municipal de Agricultura, Gilmar Fontes, na última segunda-feira (6), para discutir as ações a serem desenvolvidas no setor nos próximos quatro anos. O encontro serviu para avaliar a infraestrutura existente, conhecer a equipe e traçar as diretrizes para o desenvolvimento da agricultura familiar no município.
Durante a reunião, foram apresentados os planos de ação para curto, médio e longo prazos, que incluem desde medidas imediatas para garantir a segurança alimentar até projetos mais ambiciosos como a construção de um viveiro de mudas frutíferas e a implantação de áreas de irrigação.
Ações de curto prazo
Entre as ações de curto prazo, destacam-se a garantia da segurança alimentar, a distribuição de sementes e mudas, a reestruturação das hortas escolares e a definição das equipes de trabalho. Além disso, a prefeitura pretende fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Planos para o médio e longo prazos
Para o médio prazo, estão previstas a reforma do prédio da secretaria, a reorganização da feira de animais, a construção de um matadouro e a aquisição de equipamentos como tablets e veículos. A capacitação dos agricultores, a implantação de hortas comunitárias e a regularização fundiária também são prioridades.
A longo prazo, a prefeitura busca construir um viveiro de mudas frutíferas, implantar áreas de irrigação, criar mini agroindústrias e fortalecer parcerias com instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e 1 o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Parcerias estratégicas
O prefeito Dr. Hailton Alves destacou a importância de estabelecer parcerias com diversas instituições para fortalecer o setor agrícola. “Estamos conhecendo a estrutura física inadequada, mas daremos nas próximas semanas as respostas imediatas com ações necessárias e manteremos o nosso apoio a esse setor importantíssimo que é a nossa agricultura familiar”, afirmou o prefeito.