O jovem atleta piauiense Israel Júnior entrou para a história do tênis de mesa ao se tornar o primeiro mesa-tenista do estado a garantir uma vaga na seleção brasileira. Natural de Oeiras, aluno da Sociedade Educacional Paulo Freire brilhou na Seletiva Nacional Olímpica e Paralímpica 2025, realizada entre 4 e 9 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Na final da categoria sub-13, Israel venceu Gustavo Avelar, do Paraná, por 3 sets a 1, conquistando o título e garantindo a classificação para representar o Brasil em competições internacionais. Conforme o regulamento, os dois primeiros colocados de cada categoria – do sub-11 ao sub-19 – garantem vaga na base olímpica da seleção.
A secretária de Estado dos Esportes, Josiene Campelo celebrou a conquista do atleta, destacando a importância do Bolsa Atleta Piauí investindo no esporte de base.
“Israel Junior é um exemplo de talento, esforço e dedicação. Ver um atleta piauiense fazendo história no tênis de mesa e alcançando a seleção brasileira nos enche de orgulho. O Governo do Estado, por meio da Secepi e do Bolsa Atleta Piauí, tem investido no crescimento do esporte e seguirá apoiando nossos talentos para que mais piauienses conquistem o cenário nacional e internacional”, afirmou.
Agora, Israel Júnior se prepara para um novo desafio: representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-13, que será disputado em Cuenca, no Equador.
Ao longo de sua trajetória, o jovem tenista tem recebido o apoio fundamental da Sociedade Educacional Paulo Freire e grande incentivo da sua mãe Daguia Silva e do casal Jânio Oliveira e Lucielma Meneses.