Segunda, 17 de Março de 2025
Cidades CASTELO DO PIAUÍ

Empresário de transporte é indiciado suspeito de comandar PCC em Castelo do Piauí

A investigação demonstrou que o empresário utilizava a empresa de transportes para distribuir drogas

10/03/2025 às 16h49
Por: Da Redação
Compartilhe:
Empresário de transporte é indiciado suspeito de comandar PCC em Castelo do Piauí

A Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí indiciou o empresário José Severo Lima, dono da empresa de transportes Transcastelo, acusado de comandar o tráfico de drogas do PCC no município de Castelo do Piauí. Além dele, sua esposa Ivane Luiza Campos Lima e os investigados José Luiz Neto, Jardel de Oliveira Tavares, Maria Naylane Severo Lima e Jonathan Brendo Vieira Quaresma Vasconcelos também foram indiciados pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa. Todos estão presos preventivamente.

O inquérito, conduzido pelo delegado Filipe Bonavides, revelou a atuação do PCC na cidade, sob liderança de José Severo Lima. A investigação demonstrou que o empresário utilizava sua empresa de transportes para distribuir drogas no Piauí e Maranhão, além de ordenar execuções de rivais.

Um dos episódios da investigação foi o atentado a um caminhão em 25 de julho de 2024, que resultou na apreensão de uma grande carga de maconha escondida entre encomendas. A ação teria sido ordenada por Jonathan Brendo Vieira, o "Currincho", um dos principais homens de confiança de Severo e disciplinador da facção na região. Currincho foi capturado em setembro de 2024, junto a Pedro Miguel Henrique Miguel de Melo, com armas, drogas e outros materiais ligados ao tráfico.

Foto: ReproduçãoCaminhão com drogas foi incendiado por volta das 5h desta quinta-feira (25)
Caminhão com drogas foi incendiado por volta das 5h desta quinta-feira (25)

A extração de dados de um celular apreendido revelou conversas entre Severo e Currincho, evidenciando a transferência de dinheiro para compra de drogas e pagamento de despesas da organização criminosa. Em uma das remessas, foram enviados 400 kg de entorpecentes para abastecer traficantes no Piauí.

José Severo Lima também foi preso por porte ilegal de arma e suspeita de compra de votos durante o pleito eleitoral municipal de 2024. No momento da abordagem, ele estava com uma pistola roubada e R$ 15.400,00 em espécie. O investigado já foi alvo de disparos de arma de fogo no dia 22 de março de 2024.

Foto: ReproduçãoEmpresário é baleado com ao menos três tiros em rodoviária de Castelo do Piauí
Empresário é baleado com ao menos três tiros em rodoviária de Castelo do Piauí

O inquérito apontou ainda o envolvimento da esposa de Severo, Ivane Luiza Campos Lima, na administração financeira do esquema, além da participação de outros integrantes na logística e distribuição das drogas. O caso foi encaminhado ao Ministério Público, que avaliará o oferecimento da denúncia contra os indiciados.

Fonte: Conecta Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias