Com 31 anos de dedicação à capoeira, o Contra-Mestre Charuto (Paulo César Peres) tem levado a arte e a cultura afro-brasileira a alunos de todas as idades na Praça da Juventude, em Oeiras. Educador Físico (CREF 008210-G/PI), ele ministra aulas voluntárias buscando transformar vidas por meio do esporte e da cultura, contando com o apoio do secretário da Juventude, Wanderley Rocha.
O projeto CapoeirAção tem como objetivo principal resgatar a tradição da capoeira e oferecer oportunidades a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A prática contribui para o desenvolvimento físico, emocional e social dos alunos, promovendo autoestima, disciplina, interação social e respeito às diferenças.
Capoeira como ferramenta de inclusão
Além de ser uma expressão cultural, a capoeira tem sido utilizada como instrumento terapêutico para crianças com necessidades especiais. Estudos e experiências práticas apontam benefícios significativos para diferentes condições:
Mais do que luta, um movimento cultural
O projeto também valoriza as manifestações tradicionais que acompanham a capoeira, como o samba de roda, a puxada de rede e o maculelê, reforçando o aspecto cultural da iniciativa. Essas expressões artísticas são levadas ao público em apresentações realizadas pelo Grupo de Capoeira Quilombolas de Luz, fortalecendo a identidade afro-brasileira e o sentimento de pertencimento dos praticantes.
Como participar?
As aulas de capoeira acontecem às terças-feiras, das 19h às 20h30, e aos sábados, das 10h30 às 12h, na Praça da Juventude, em Oeiras. As matrículas podem ser feitas diretamente no local.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Contra-Mestre Charuto pelo telefone (89) 98812-9807.