O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) deu início ao 1º Ciclo de Formação de 2025 em Oeiras. O encontro, realizado no sábado (29), reuniu profissionais da educação para aprimorar práticas pedagógicas e fortalecer a alfabetização de crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. A formação também contemplou gestores escolares e educadores da Educação Infantil, com o objetivo de melhorar os índices educacionais do município.
A abertura contou com a presença da secretária municipal de Educação, Janicleia Alves de Sousa, além de representantes do programa e da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE). Durante o evento, foram homenageados formadores regionais e municipais que atuam no PPAIC.
Desenvolvido pelo Governo do Estado do Piauí, o programa se estrutura em cinco eixos: fortalecimento da gestão escolar e municipal, incentivo à participação dos municípios, comunicação e engajamento, articulação e avaliação externa. Reconhecido nacionalmente, o PPAIC recebeu, em 2022, o Prêmio Espírito Público, no eixo Educação, pelo impacto positivo em mais de 155 mil estudantes.
Nesta edição, um dos destaques foi a introdução da temática Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). A doutoranda Valderlany Mendes, especialista no assunto, abordou diversidade e inclusão nas escolas. Além disso, formadores municipais promoveram oficinas práticas para gestores e professores, incentivando a troca de experiências e estratégias pedagógicas.
Com uma abordagem colaborativa e foco na educação básica, o PPAIC segue como um instrumento essencial para aprimorar o ensino em Oeiras e contribuir para uma sociedade mais igualitária.