Terça, 15 de Julho de 2025
Oeiras IGUALDADE RACIAL

Secretaria de Cultura de Oeiras realiza 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Evento reuniu sociedade civil, lideranças quilombolas e representantes públicos em defesa de justiça racial e enfrentamento ao racismo estrutural

23/06/2025 às 16h52 Atualizada em 23/06/2025 às 17h15
Por: Da Redação
Compartilhe:
Secretaria de Cultura de Oeiras realiza 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Na manhã desta segunda-feira (23), Oeiras sediou a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Com o tema “O Enfrentamento ao Racismo e Outras Formas de Discriminação Étnico-Racial: Caminhos para a Igualdade no Município de Oeiras”, o encontro reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, lideranças comunitárias, autoridades estaduais, professores, estudantes e integrantes de comunidades quilombolas. A abertura contou com a participação da cantora Joelma Borges e do músico Rafael Ferreira, que executaram os hinos do Piauí e de Oeiras.

A conferência foi convocada pelo Decreto Municipal nº 038/2025 e organizada pela Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo foi construir propostas concretas para a formulação de políticas públicas com foco na equidade racial, valorização das identidades negras e indígenas e combate às múltiplas formas de discriminação. A conferência contou com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Juventude e Educação; da 8ª GRE (CETIs Farmacêutico João Carvalho e Pedro Sá); além do IFPI e da UESPI.

Em sua fala de abertura, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Edilberto Vilanova, afirmou que o evento representa um posicionamento necessário diante da realidade brasileira. Destacou que “num país como o nosso, silenciar diante da desigualdade significa escolher o lado da manutenção da violência.” Ele também criticou de forma contundente a noção de “racismo reverso”, apontando-a como uma estratégia de esvaziamento da luta antirracista.

Ao citar o pensador piauiense Nego Bispo, Edilberto lembrou que o desafio não está em incluir o povo negro no projeto colonial, mas em reconstruir a estrutura do pensamento político. “Como ele dizia, ‘não queremos inclusão, queremos autonomia’. E autonomia se faz com território, com política própria, com espiritualidade viva, com educação que não apaga”, declarou.

O secretário anunciou a criação da Gerência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que integrará a estrutura da gestão pública de Oeiras com funções definidas e atuação direta junto aos territórios quilombolas e setores da administração. Ele informou que o município já iniciou reuniões com lideranças locais, dentro de um processo contínuo de formulação de políticas com base territorial. A proposta contará com o apoio das secretarias municipais, consolidando uma abordagem intersetorial no enfrentamento das desigualdades étnico-raciais.

 

Outro ponto abordado no evento foi a defesa das religiões de matriz africana. A gestão municipal assumiu publicamente o compromisso de garantir respeito, visibilidade e liberdade religiosa aos terreiros existentes no município.

A conferência seguiu com discussões nos eixos temáticos definidos pelo regimento, abordando democracia, justiça racial e reparação. A programação também contou com a palestra magna da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários da SASC, conduzida por Assunção Aguiar, que esteve acompanhada por Marcos Vinícius Ferreira, coordenador de Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas da SUIRPO/SASC, e pelo advogado Dr. João Pedro Monteiro, coordenador de Igualdade Racial da Secretaria de Segurança do Estado. Dr. João Pedro também coordenou as discussões dos eixos temáticos da conferência, contribuindo com a sistematização das propostas debatidas em grupo.

O encontro evidenciou a presença do enfrentamento ao racismo como eixo estruturante das políticas públicas locais e inseriu Oeiras no ciclo de conferências preparatórias para a 5ª CONAPIR – Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias