Mural 13 anos
Filme

"Uma mulher chamada Esperança", filme de Flávio Guedes, será exibido em Oeiras dias 27 e 28 de novembro

Filme é baseado na carta de Esperança Garcia

26/10/2021 15h23Atualizado há 1 mês
Por: Da Redação

O filme “Uma Mulher Chamada Esperança” do ator e diretor oeirense Flávio Guedes, será exibido no Cine Teatro Oeiras nos dias 27 e 28 de novembro, às 20h. 

A produção cinematográfica é baseada na carta escrita pela escravizada Esperança Garcia ao governador da então capitania de São José do Piauí, em 1770. Por ter redigido esse documento, ela recebeu da OAB-PI o título de primeira advogada do estado.

O filme conta com grande elenco, Rute Barão, no papel título; Davi Angelo, Flávio Guedes, Everaldo Moura, Dan Tácito, Regina Barão, Elton Arthur e o saudoso Sávio Barão, dentre outros e, a participação dos oeirenses Durvalina Mendes, Lameck Valentim, Arlete Sepúlveda, Hebert Suares e Eros Fernandes.

A carta de Esperança Garcia foi encontrada no arquivo público do Piauí no ano de 1970, pelo historiador Luiz Mott. No documento ela narra os maus-tratos aos quais era submetida junto com as suas companheiras e os seus filhos. Ela pedia ao chefe da província na época uma providência.

Esperança Garcia também reclamava do fato de ter sido separada do marido e de ser impedida de batizar os filhos.

Para reconhecer Esperança Garcia como advogada, a OAB-PI estudou o documento por dois anos através da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra. Existe a petição para que a OAB nacional também faça o mesmo.

O filme tem a estreia prevista para o dia 11de novembro no Cine Picos, ficando em cartaz até o dia 25. O Cine Plaza fica no Picos Plaza Shopping.

Assista o treiller do filme;

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias